MAKING OF
Através das mais inovadoras abordagens tecnológicas de captura de imagens e digitalização 3D, equipas multidisciplinares dão uma nova vida aos bens culturais móveis das coleções museológicas dos museus e património integrado dos monumentos nacionais em Portugal, com o objetivo de abrir novas perspetivas para a fruição, investigação, educação e transmissão de conhecimento.
DIGITALIZAÇÃO 2D
O registo fotográfico é essencial para documentar e preservar o património cultural. A fotografia sensibiliza o público, promovendo a consciencialização da importância da preservação, facilitando a sua divulgação e a acessibilidade, tornando o património cultural visível globalmente.
Estamos a fotografar o nosso património cultural de modo a registar e preservar a memória para as gerações futuras e potenciar o conhecimento e estudo do Património Cultural Português, em articulação com a comunidade científica, académica e museológica.
DIGITALIZAÇÃO 3D
Recorrendo às mais inovadoras tecnologias de fotogrametria, laser e luz estruturada, com equipamentos diversificados para objetos de diferentes dimensões e tipologias, transportamos para meios digitais objetos emblemáticos e relevantes dos principais museus, monumentos e sítios arqueológicos de Portugal. Da arqueologia à pintura, da escultura aos instrumentos musicais, da ourivesaria ao mobiliário, entre outros, a representação tridimensional (3D) dos objetos e espaços permite a sua integração em novos suportes, nomeadamente instalações, visitas interativas e impressão 3D. Abrem-se assim novas perspetivas para a fruição, apresentação, investigação, educação e transmissão de conhecimento, enquanto se preserva a materialidade e integridade dos bens físicos.
VISITAS VIRTUAIS
Paralelamente à representação tridimensional (3D) e registo fotográfico (2D) de bens culturais móveis, estamos a transpor para o meio digital os edifícios e sítios arqueológicos mais emblemáticos e relevantes do Património Cultural em Portugal, o que permitirá desenvolver visitas virtuais diferenciadas de acordo com o interesse de diferentes públicos. Abre-se assim um leque de possibilidades, não apenas para a divulgação e fruição pública, mas igualmente para estudantes, professores, investigadores e profissionais, tudo à distância de um “clique”. Em alta-definição, os objetos e espaços mais emblemáticos estarão agora ao seu alcance.